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Normas

REVISTA ELETRÔNICA DO CURSO DE DIREITO DO
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO
DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI
Revista Direito UNIDAVI

NORMAS METODOLÓGICAS PARA APRESENTAÇÃO

E COMPOSIÇÃO DO ARTIGO

Os artigos deverão ser inéditos, dotados de consistência teórica, apresentar contribuição relevante para a área jurídica e atender às normas determinadas para a edição.

Terão de ser obrigatoriamente encaminhados via anexo de e-mail (coordenacaodireito@unidavi.edu.br), constando no texto do mesmo, dados da documentação pessoal do(s) autor(es), endereço completo, e-mail, telefones para contato e permissão para publicação.

O Conselho Editorial selecionará os artigos, que serão publicados por edição. Artigos não publicados em edições anteriores poderão ser publicados em edições subsequentes.

Artigos enviados fora das normas descritas serão devolvidos, não sendo publicados enquanto não estiverem adequadamente formatados.

Serão aceitos textos em português, inglês e espanhol.

Os originais deverão conter no máximo 12 páginas, incluindo resumo, tabelas, ilustrações, referências e anexos. Deverão seguir obrigatoriamente as instruções aqui descritas, bem como em sua integralidade as normas atuais da ABNT no que se refere às citações, etc.

As ilustrações deverão ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos na ordem que são inseridas no texto. O mesmo procedimento deverá ser observado quanto às tabelas, que receberão numeração independente, contendo Título no cabeçalho e a Fonte.

As fotografias, gráficos, tabelas, etc, deverão estar em preto e branco, logicamente e devidamente inseridas no texto.

As notas de rodapé devem ser indicadas no texto com números sequenciais e fonte “Times New Roman” 10.

● Para a elaboração dos artigos deverá ser utilizado o processador de textos Microsoft Word, versão recente; O arquivo deverá estar gravado no formato “RTF”; Papel: A4 (21,0 x 29,7 cm) orientação retrato; Margens: Superior 2,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm, Fonte: “Times New Roman” 12 com espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado. Os parágrafos deverão ser de 1,25 cm e obrigatoriamente separados por um espaço entre linhas simples. As páginas deverão ser numeradas no canto superior direito a começar da página título, não exibindo o número na 1ª página;

● O Título deverá estar no topo da página, em maiúsculas, centralizado, fonte “Times New Roman” tamanho 18, negrito. Após o Título pode-se usar também um Subtítulo, com fonte tamanho 16, mas a utilização deste é opcional. Ao término do Título (se não houver Subtítulo), deve-se deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12 e inserir a autoria do texto. Caso haja Subtítulo, procede-se da mesma forma, deixando duas linhas em branco antes do (s) nome (s) dos autores. Os nomes dos autores devem estar em fonte “Times New Roman” tamanho 12 e negritados. Devem ser inseridos em nota de rodapé a sua titulação e E-mail em fonte “Times New Roman” 10;

● Após a indicação da autoria, deixe uma linha em branco e escreva a palavra Resumo, em fonte “Times New Roman” tamanho 12, negrito e alinhado à esquerda. Deixe uma linha em branco. O Resumo deve sintetizar o objetivo, a metodologia e as considerações sobre o estudo. Na primeira frase do Resumo você deverá expressar o assunto tratado. Não é aconselhável o uso de citações aqui. O Resumo deve ser um parágrafo único de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, fonte Times New Roman” tamanho 12, itálico. Dica: a escrita do Resumo é a última etapa do trabalho, pois ela exige que você tenha conhecimento de todo o texto para sua produção. Se você tentar fazê-la antes, é provável que não consiga elaborá-la com a objetividade necessária. Deixe duas linhas em branco após o Resumo.

Atenção: Caso o Resumo seja em português é obrigatório o Abstract; sendo em espanhol ou inglês é necessário o Resumo na língua estrangeira e um Resumo de mesmo conteúdo transcrito para o português; ambos deverão seguir as mesmas especificações descritas para o Resumo;

● Após o Resumo, escreva “Palavras-chave:” em fonte “Times New Roman” tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. As Palavras-chave devem ser separadas entre si por pontos e finalizadas por ponto e iniciadas com letras maiúsculas. Liste de 3 a 6 palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras escolhidas devem priorizar a abordagem geral do tema e na medida do possível usando grandes áreas do conhecimento. Deixe duas linhas em branco após as Palavras-chave.

Atenção: Caso as Palavras-chave estejam em português é obrigatória a Keywords; sendo em espanhol ou inglês são necessárias as Palavras-chave na língua estrangeira e as Palavras-chave de mesmo conteúdo transcritas para o português; ambos deverão seguir as mesmas especificações descritas para as Palavras-chave;

● Após a inserção dos elementos acima referenciados elabora-se a Introdução do Artigo. A palavra Introdução deve ser escrita à esquerda, sem parágrafo, fonte “Times New Roman” tamanho 12, negritada e numerada “1 INTRODUÇÃO”. Deixe duas linhas em branco e insira o texto da introdução. Dica: a elaboração do texto da introdução também é uma das últimas etapas do artigo a ser desenvolvida. Deve apresentar a contextualização, a relevância, o objetivo, a caracterização da pesquisa, o tema, o problema, o (s) objetivo (s) a justificativa, a metodologia e a abordagem do que será tratado na fundamentação. Após deixe duas linhas em branco e insira o tópico 2: “2 TÓPICO 2”. Após deixe novamente duas linhas em branco e insira o texto referente ao tópico 2;

● Caso haja desmembramento do “2 TÓPICO 2” em sub-tópicos, deverão ser deixadas 2 linhas em branco após o texto do tópico 2 e inserir o sub-tópico na mesma formatação do tópico 2, porém sem negrito. Exemplo: “2.1 TÓPICO 2A”, e assim por diante. Antes de inserir o “3 TÓPICO 3”, deixar 2 linhas em branco. Importante: Procurar desenvolver o artigo em no máximo 5 tópicos sendo: Introdução, dois para desenvolvimento, Considerações Finais e Referências. Não deixar nenhum tópico sem texto;

● Após o desenvolvimento dos tópicos inserir as considerações finais “4 CONSIDERAÇÕES FINAIS”, respeitando a mesma formatação dos tópicos. Aqui devem constar de forma sintética os elementos desenvolvidos ao longo do Artigo (ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados, da análise, etc); Encerra-se o Artigo comparando-se esses dados ao objetivo que norteou todo o estudo, destacando-se as reflexões do autor;

● A última seção do Artigo corresponde às referências “5 REFERÊNCIAS”. Trata-se de uma lista de todos os documentos utilizados para elaboração do Artigo. As referências também seguem as normas da ABNT e devem estar em ordem alfabética.